Dicas
Proteção contra impactos, estilhaços em pedaços pequenos e pouco cortantes…os vidros temperados colocam os projetos de arquitetura e construção em outro patamar

Existem diferentes tipos de vidro, mas um deles é cinco vezes mais resistente do que os modelos comuns. Estamos falando do vidro temperado, muito indicado para uso em portas, janelas, box de banheiro e peças decorativas, como tampos de mesa.

Como o próprio nome sugere, esse vidro “nasce” a partir de um processo de têmpera que o aquece em alta temperatura (entre 600°C e 700 °C) e, logo em seguida, o resfria rapidamente. Isso explica o fato dele se tornar um material tão resistente e com vida útil mais prolongada.

Mas será que você conhece os benefícios que um projeto pode obter com a utilização do vidro temperado? Veja, a seguir, os principais deles e entenda melhor a importância desse produto para a arquitetura e construção.

1. Protege contra impactos

O vidro temperado é uma escolha assertiva porque garante boa proteção contra o impacto de objetos, pedras e corpos. E o melhor: sem perder a transparência. Além disso, resiste ao choque térmico, flexão, torção e mais.

2. É um vidro de segurança

O principal motivo que faz esse produto ser considerado um vidro de segurança é não se estilhaçar em pedaços grandes e muito cortantes em caso de quebra acidental. Pelo contrário: fragmenta-se em pequenos pedaços pouco cortantes, evitando ferimentos graves.

3. Alto desempenho térmico

Um dos quesitos considerados pelos projetistas na hora de especificar o material é a capacidade térmica. Como já explicado, o processo de fabricação deixa o vidro temperado em condições de suportar diferenças de temperatura que chegam a 200°C. Além disso, resiste a diferenças entre suas faces sem perder o desempenho.

Não à toa, é uma solução bastante empregada nas portas de fogões e fornos, onde a temperatura interna é muito mais elevada do que a do ambiente.

4. Alto desempenho energético

A transparência é outra característica marcante desse material. Ao permitir a entrada da iluminação natural para dentro do ambiente, diminui a necessidade de o estabelecimento utilizar luz artificial durante o dia.

Esse produto também pode ser utilizado como vidro de proteção solar temperado para trazer economiza no consumo de energia elétrica com o uso de aparelhos de climatização, como ar-condicionado.

5. Praticidade

Uma de suas principais características é poder ser instalado autoportante, ou seja, os vidros temperados não precisam de esquadrias, podem ser fixados somente com ferragens pontuais. Isto é: são empregados como peças únicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *